quinta-feira, 26 de abril de 2012

Como detectar a ovulação observando o muco cervical

O que é muco cervical?

Existem vários tipos de secreção vaginal, e o muco cervical é um deles. Durante o ciclo menstrual, a quantidade, a cor e a textura do muco cervical se modificam, graças às flutuações hormonais.

Ficar de olho no muco e em suas mudanças pode ajudar você a descobrir quando está ovulando.

No início de seu ciclo menstrual, você tem o sangramento normal. Logo após a menstruação, o mais provável é que você se sinta “seca” (sem secreção) por vários dias. Depois disso, poderá notar uma secreção de cor levemente opaca que tem uma consistência mais grudenta. Enquanto essa secreção estiver presente -- ou enquanto não houver nenhuma secreção -- é muito provável que você não consiga engravidar.

Mas, quanto mais se aproxima da ovulação (em geral alguns dias antes), a secreção se torna mais transparente, viscosa e elástica, muito parecida com clara de ovo. Ela também será mais abundante. (É fácil se lembrar que este é o tipo de secreção mais favorável à formação de um bebê: pense em como o fato de ela ser mais clara e mais escorregadia ajuda os espermatozoides a transitarem pelo útero até encontrarem o óvulo).

O último dia em que você notar esse muco com consistência de clara de ovo é o dia em que você está mais fértil -- normalmente, na véspera ou no próprio dia da ovulação.

Este método caracteriza o período fértil da mulher a partir de alterações no muco cervical. O muco cervical é uma secreção produzida no colo do útero pela ação dos hormônios femininos. Ele aumenta de quantidade no período da ovulação, tornando a vagina umidificada e lubrificada, para facilitar o deslocamento do espermatozóide ao interior do útero.
Após a menstruação, algumas mulheres têm um período seco, que não possuem muco. Depois de alguns dias surge um muco esbranquiçado e pegajoso que se quebra quando esticado. Próximo ao dia da ovulação, o muco cervical fica mais elástico, transparente e escorregadio, com aparência de "clara de ovo".
O aparecimento desse muco é sinal de que a mulher está no período fértil e pode engravidar.

Fonte: BRASIL, 2006

http://www.atituderimacomsaude.com.br/pagina/180/metodos-anticoncepcionais.aspx

O MÉTODO DO MUCO CERVICAL NÃO PROTEGE CONTRA DST/HIV/AIDS. USE SEMPRE CAMISINHA!

Qual é o melhor jeito de monitorar o muco cervical?

Um bom momento para verificar como está seu muco cervical é de manhã, logo depois da primeira urina.

Algumas mulheres têm uma quantidade de muco suficiente para ser notada no papel higiênico após a limpeza da vagina. Outras precisam coletar a secreção com o dedo. Enquanto estiver no banheiro, insira o dedo indicador ou o médio limpos na vagina até chegar ao colo do útero. Colete um pouco de muco e examine-o.

Veja aqui uma galeria de fotos para entender qual muco é o mais fértil.

Como associar a observação do muco à medição de temperatura?

Você pode manter um diário de sua temperatura basal (medida todo dia de manhã, antes de sair da cama) e de seu muco cervical para entender seus ciclos e saber quando ocorreu a ovulação. A observação do colo do útero também pode ajudar.

São sinais de que a ovulação ocorreu:
  • Elevação da temperatura: a ovulação ocorre um ou dois dias antes do aumento da temperatura no gráfico.

  •  
  • Penúltimo ou último dia da secreção parecida com clara de ovo.

  •  
  • Colo do útero alto, aberto e macio, com a textura parecida com a de seus lábios


  • Como os espermatozoides duram vários dias dentro do corpo da mulher, é bom manter relações sexuais antes do dia exato da ovulação. Portanto qualquer sinal de muco parecido com clara de ovo já é ótimo para iniciar as tentativas.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário