quinta-feira, 26 de abril de 2012

Como detectar a ovulação observando o muco cervical

O que é muco cervical?

Existem vários tipos de secreção vaginal, e o muco cervical é um deles. Durante o ciclo menstrual, a quantidade, a cor e a textura do muco cervical se modificam, graças às flutuações hormonais.

Ficar de olho no muco e em suas mudanças pode ajudar você a descobrir quando está ovulando.

No início de seu ciclo menstrual, você tem o sangramento normal. Logo após a menstruação, o mais provável é que você se sinta “seca” (sem secreção) por vários dias. Depois disso, poderá notar uma secreção de cor levemente opaca que tem uma consistência mais grudenta. Enquanto essa secreção estiver presente -- ou enquanto não houver nenhuma secreção -- é muito provável que você não consiga engravidar.

Mas, quanto mais se aproxima da ovulação (em geral alguns dias antes), a secreção se torna mais transparente, viscosa e elástica, muito parecida com clara de ovo. Ela também será mais abundante. (É fácil se lembrar que este é o tipo de secreção mais favorável à formação de um bebê: pense em como o fato de ela ser mais clara e mais escorregadia ajuda os espermatozoides a transitarem pelo útero até encontrarem o óvulo).

O último dia em que você notar esse muco com consistência de clara de ovo é o dia em que você está mais fértil -- normalmente, na véspera ou no próprio dia da ovulação.

Este método caracteriza o período fértil da mulher a partir de alterações no muco cervical. O muco cervical é uma secreção produzida no colo do útero pela ação dos hormônios femininos. Ele aumenta de quantidade no período da ovulação, tornando a vagina umidificada e lubrificada, para facilitar o deslocamento do espermatozóide ao interior do útero.
Após a menstruação, algumas mulheres têm um período seco, que não possuem muco. Depois de alguns dias surge um muco esbranquiçado e pegajoso que se quebra quando esticado. Próximo ao dia da ovulação, o muco cervical fica mais elástico, transparente e escorregadio, com aparência de "clara de ovo".
O aparecimento desse muco é sinal de que a mulher está no período fértil e pode engravidar.

Fonte: BRASIL, 2006

http://www.atituderimacomsaude.com.br/pagina/180/metodos-anticoncepcionais.aspx

O MÉTODO DO MUCO CERVICAL NÃO PROTEGE CONTRA DST/HIV/AIDS. USE SEMPRE CAMISINHA!

Qual é o melhor jeito de monitorar o muco cervical?

Um bom momento para verificar como está seu muco cervical é de manhã, logo depois da primeira urina.

Algumas mulheres têm uma quantidade de muco suficiente para ser notada no papel higiênico após a limpeza da vagina. Outras precisam coletar a secreção com o dedo. Enquanto estiver no banheiro, insira o dedo indicador ou o médio limpos na vagina até chegar ao colo do útero. Colete um pouco de muco e examine-o.

Veja aqui uma galeria de fotos para entender qual muco é o mais fértil.

Como associar a observação do muco à medição de temperatura?

Você pode manter um diário de sua temperatura basal (medida todo dia de manhã, antes de sair da cama) e de seu muco cervical para entender seus ciclos e saber quando ocorreu a ovulação. A observação do colo do útero também pode ajudar.

São sinais de que a ovulação ocorreu:
  • Elevação da temperatura: a ovulação ocorre um ou dois dias antes do aumento da temperatura no gráfico.

  •  
  • Penúltimo ou último dia da secreção parecida com clara de ovo.

  •  
  • Colo do útero alto, aberto e macio, com a textura parecida com a de seus lábios


  • Como os espermatozoides duram vários dias dentro do corpo da mulher, é bom manter relações sexuais antes do dia exato da ovulação. Portanto qualquer sinal de muco parecido com clara de ovo já é ótimo para iniciar as tentativas.

    ORAÇÃO

    segunda-feira, 23 de abril de 2012

    Os 10 maiores sintomas de que você está grávida

    Escrito para o BabyCenter Brasil

    Há mulheres que são tão sintonizadas com o corpo que dizem conseguir perceber que estão grávidas logo depois da concepção. Mas, para a maioria das mortais, os sintomas da gravidez só começam a aparecer quando o óvulo fertilizado se implanta na parede uterina, dias depois de a fertilização ter acontecido.

    Para outras, a gravidez pode passar completamente despercebida por semanas, e a desconfiança só surge quando a menstruação não vem.

    Leia abaixo uma lista com os principais sinais do início da gravidez. Pode ser que você tenha todos, mas também é perfeitamente normal não ter nenhum deles, mesmo estando grávida:

    1. Vontades e fome fora de hora


    É, é um clichê, mas a vontade repentina de comer alguma coisa pode ser um sinal de gravidez. É um sintoma não muito confiável, porque você pode estar sugestionada (ou até ser um sinal de que seu corpo precisa de determinado nutriente), mas, se as vontades começarem a aparecer e você tiver algum outro sintoma da lista, é bom fazer as contas para saber se a menstruação não está atrasada.

    A vontade de comer pode aparecer em horários estranhos, como no meio da madrugada, na forma de um "buraco" no estômago que precisa ser preenchido de qualquer jeito.

    2. Bicos dos seios mais escuros e veias muito aparentes


    Se a pele da aréola, a região em torno do mamilo, ficar mais escura, pode ser que você esteja grávida. O escurecimento pode também indicar algum desequilíbrio hormonal, ou ser efeito de uma gravidez anterior. Se as veias dos seus seios, mãos ou pés estão aparecendo demais, pode ser sinal de gestação (ou pode ser que você esteja acalorada!), desde que junto com algum outro sintoma da lista.

    3. Sangramentos irregulares e cólicas


    Se você estiver grávida, cerca de oito dias depois da ovulação, pode ser que você tenha pequenos sangramentos vaginais, como no início da menstruação, e um pouco de cólica. É um sinal de que o zigoto (o óvulo fertilizado) está se alojando no endométrio, a camada de sangue que reveste o útero e que é eliminada a cada menstruação.

    Muitas mulheres têm esse tipo de escape e têm certeza de que estão para ficar menstruadas, quando na verdade já estão grávidas.

    4. Vontade de fazer xixi a toda hora


    Uma vez que o embrião se implanta e começar a produzir o hormônio gonadotropina coriônica humana (hCG), você pode começar a precisar ir ao banheiro com mais frequência.

    Para algumas mulheres, porém, fazer mais xixi é uma característica do período pré-menstrual, portanto o sintoma pode não ser tão claro. Uma boa indicação é começar a precisar levantar para fazer xixi à noite, se antes isso nunca tinha acontecido.

    5. Sono e cansaço


    Você anda desmaiando no sofá à noite, na frente da TV? Passa o dia bocejando? A alta concentração de progesterona no organismo de uma mulher grávida pode deixá-la exausta.

    O sono excessivo é marca registrada do início da gravidez, embora não possa ser tomado como 100 por cento sinal de gestação se aparecer isolado, sem outro sintoma.

    6. Seios inchados e doloridos


    Se você estiver grávida, seus seios vão provavelmente ficar cada vez mais doloridos, mais ou menos como ficam logo antes de você ficar menstruada (ou seja, mais um sinal que confunde bastante com o período da TPM), talvez com um pouco mais de intensidade. Os mamilos também podem ficar mais sensíveis. Quando o organismo se acostumar aos novos níveis hormonais, o incômodo deve melhorar.

    7. Alterações no paladar ou no olfato


    Você pode começar a sentir um gosto metálico na boca, ou passar a não suportar mais o sabor do café ou de algum alimento de que normalmente gosta. Ou então passar a sentir cheiros que nunca tinha notado antes, e ficar incomodada com eles.

    8. Enjoos


    Com sorte, a náusea só vai aparecer algumas semanas depois da concepção (as mais sortudas chegam a não ter nem um pingo de enjoo a gravidez inteira). Mas não é incomum começar a se sentir enjoada antes mesmo do atraso da menstruação. O enjoo pode aparecer a qualquer hora do dia -- e costuma piorar quando o estômago está vazio.

    9. Atraso menstrual


    Se você tem ciclos menstruais regulares e a menstruação está atrasada, vale a pena fazer um teste de gravidez. O atraso na menstruação é o sinal mais garantido de gravidez no caso de mulheres que têm ciclos regulares.

    E finalmente...

    10. Um teste de farmácia positivo


    Se você obteve um resultado positivo num teste de gravidez de farmácia, feito com a urina, você deve estar mesmo grávida! O teste detecta a presença do hCG no organismo, e o hormônio só é produzido em caso de gravidez, exceto em casos raríssimos.

    Às vezes o exame dá negativo porque foi feito cedo demais, por isso vale a pena esperar alguns dias e tentar de novo. Mas, com o resultado positivo nas mãos (que devem estar tremendo), não tem muito erro. Pode comemorar! Marque uma consulta com seu ginecologista para confirmar a boa notícia. Parabéns!

    Fonte:  http://brasil.babycenter.com/preconception/tentativas/10-maiores-sintomas-gravida/

    Tabela Chinesa para Predizer o sexo do Bebê


    A tabela chinesa é uma tradição oriental que diz predizer o sexo do futuro bebê. Você gostaria de saber do sexo do seu filho?
    Pois há centenas de anos, circula essa tabela chinesa que determina, somente considerando a idade da mãe e o mês em que seu bebê foi concebido, predizer o sexo do filho que virá ao mundo.
    Você pode utilizar a tabela como guia ou apenas como curiosidade quando seu bebê estiver no seu ventre. Assim poderá adivinhar o sexo do bebê que virá.
    Conta a lenda que essa tabela foi enterrada em uma tumba da família real chinesa há 700 anos. Atualmente a original está no Instituto de Ciência de Pekin. Quando bem usada, acerta em 93% dos casos. No entanto, não há estudos científicos a respeito.

    Tabela chinesa para predizer o sexo do bebê

    Tabela chinesa sexo do bebê
    H = Homem
    M = Mulher

    quinta-feira, 19 de abril de 2012

    PLANEJAMENTO DE FERTILIDADE

    Segue link para que vocês façam os cálculas e saibam qual o período fértil.

    http://boasaude.uol.com.br/tools/ovcal.cfm

    PERÍODO FÉRTIL

    Quais são os dias férteis do ciclo menstrual?

    "Os métodos existentes para o cálculo dos dias férteis da mulher são ainda muito imprecisos, calculando apenas os dias prováveis de fertilidade. Portanto faz-se necessário a elaboração de métodos mais modernos e mais específicos, que pudessem deixar as mulheres mais seguras quanto à probabilidade de gravidez".IntroduçãoDurante o ciclo menstrual da mulher existe um período de dias, nos quais a relação sexual tem grande probabilidade de resultar em gravidez (janela fértil). Atualmente, acredita-se que este intervalo de tempo compreende os cinco dias antes e alguns dias após a ovulação.

    A criação de um método que pudesse calcular precisamente a janela fértil seria muito útil, pois poderia ajudar no planejamento familiar, através do método anticoncepcional natural baseado na abstinência sexual durante estes dias e, também, poderia orientar aqueles casais com dificuldade para ter filhos, os quais teriam maiores chances de gestação, casos as relações fossem feitas exatamente no período da janela fértil.

    O que se sabe sobre os dias férteis da mulherPara se entender como são calculados os dias férteis da mulher, é preciso conhecer as variações de alguns sinais do organismo feminino que acontecem no decorrer do ciclo menstrual.

    O ciclo menstrual inicia-se no primeiro dia da menstruação, na sua primeira fase ocorre uma produção exclusiva de estrogênio pelo ovário e, logo após a ovulação, tem início a fase de produção de progesterona, conhecida também como fase lútea. Esta fase do ciclo é fixa e a ovulação ocorre cerca de 14 dias antes do início da próxima menstruação.

    O tempo de sobrevida do óvulo dentro das trompas, após a ovulação, não é bem definido, mas parece estar entre 12 e 24 horas. Já os espermatozóides parecem ter uma sobrevida maior, variando de 24 até 96 horas. Por isso os dias férteis começam antes mesmo da ovulação.

    Alguns sinais fisiológicos são indicativos da ocorrência da ovulação, dentre eles podemos citar a dor pélvica que ocorre em algumas mulheres, provocada pela distensão excessiva do folículo que envolve o óvulo, na hora da eliminação do mesmo.

    Outro sinal sugestivo de já ter ocorrido a ovulação é a mudança da temperatura basal do corpo da mulher. Isto ocorre devido a progesterona que promove uma elevação de cerca de 0,2 - 0,6ºC da temperatura. Esta elevação pode ser precedida por uma leve queda, que corresponde ao pico de estrogênio, que ocorre pouco antes da ovulação.

    Por fim, outra característica que pode ser avaliada é a mudança do aspecto do muco cervical (secreção que sai na vagina). Após a ovulação, a progesterona faz com que o muco seja produzido em pequena quantidade, sendo espesso e viscoso, devido à grande quantidade de células e a pouca quantidade de líquidos. À medida que aumenta a produção de estrogênio, o conteúdo de água e sódio desse muco se eleva progressivamente, atingindo o ápice no pico de estrogênio pré-ovulatório, então esse muco se torna então volumoso, transparente e com pouca quantidade de células. Esse tipo de muco cervical é altamente permeável aos espermatozóides, facilitando a sua ascensão ao interior do útero. Posteriormente, quando a progesterona começa a ser produzida após a ovulação, o muco se torna novamente espesso e fica impermeável aos espermatozóides.

    Novas estimativas no cálculo da janela fértil do ciclo menstrualCom o objetivo de providenciar estimativas mais específicas dos dias férteis da mulher, um grupo de pesquisadores norte-americanos, liderados pelo Dr. Allen J Wilcox (do Epidemiology Branch, National Institute of Enviromental Health Sciences, Durham, USA), desenvolveram um estudo, no qual eles acompanharam um grupo de mulheres e tentaram estabelecer seus dias férteis.

    Os autores acompanharam 213 mulheres saudáveis, que desejavam ter filhos e haviam parado o uso de métodos anticoncepcionais. Todas as participantes não tinham relato de infertilidade. A idade das pacientes variava de 25 a 35 anos. Dois terços destas não tinham filhos. Todas foram questionadas quanto à regularidade e duração do ciclo menstrual. As pacientes faziam uma coleta diária da primeira urina da manhã e relatavam os dias em que tinham relação sexual e em que menstruavam. Durante o tempo de acompanhamento, 62% das mulheres engravidaram.

    O dia da ovulação foi estimado através da mudança da concentração urinária de metabólitos do estrogênio. No total foram analisadas 696 ovulações. A janela fértil foi considerada como os cinco dias precedentes e o próprio dia da ovulação.

    De acordo com o Dr. Allen, foram encontrados ciclos com ovulações variando do oitavo até o sexagésimo dia do ciclo. Sendo que 2% das mulheres apresentaram ovulação no quarto dia do ciclo e 17% no décimo sétimo dia. Mas o pico de ovulações ocorreu entre o 12º e 13º dia do ciclo, com 54% das mulheres pertencentes a esse grupo. Portanto quanto maior o ciclo mais tarde foi a ovulação e, conseqüentemente, a janela fértil. A duração dos ciclos variou entre 19 e 60 dias, mas a maioria das mulheres apresentou ciclos com cerca de 28 dias. De modo geral, os ciclos curtos apresentaram ovulações mais precoces e os mais longos apresentaram ovulações tardias.

    Cerca de 16% das participantes relataram ciclos irregulares. Durante o estudo estas pacientes apresentaram, geralmente, ovulações cada vez mais atrasadas, o que fez com que seus dias férteis se estendessem mais ao longo de cada ciclo.

    Os autores estimaram que as mulheres apresentam apenas 1% de chances de estarem em sua janela fértil já no segundo dia do ciclo (2º dia de menstruação). Porém, isto muda rapidamente durante a segunda semana do ciclo, visto que mais da metade das mulheres estarão nos seus dias férteis entre o 13º e o 14º dia do ciclo. Eles ressaltaram o fato que o atraso de ovulação ocorreu em boa parte das mulheres, com diferentes durações dos ciclos.

    Os autores notaram que em mulheres com ciclos de 28 dias, a janela fértil poderia estar entre o 10º e 17º dia do ciclo. Sendo que apenas 10% dessas pacientes apresentaram ovulação exatamente no 14º dia do ciclo. Portanto, a janela fértil pode ocorrer mais cedo ou mais tarde no ciclo, diferindo muito do que se acreditava (de que a fase folicular do ciclo é fixa e dura 14 dias).

    ConclusãoFrente a este estudo, o que se pode concluir é que o cálculo da janela fértil feminina continua impreciso. Sendo assim, os casais com dificuldade para ter filhos, que poderiam se beneficiar das relações sexuais durante o período fértil, não podem contar com a precisão desse método. Mas estes poderiam contornar essa situação e aumentar suas chances de concepção, mantendo duas a três relações por semana, durante cada ciclo.

    Já os casais, que usam a abstinência sexual durante os dias férteis como método de contracepção, devem ficar atentos que este método muitas vezes não é efetivo. E que mesmo durante os períodos menstruais algumas mulheres já podem estar nos dias férteis.

    Fonte: BMJ 2000;321:1259-1262 (18 November)